JogosNotíciasSoftwaresÚltimas

Emulador de Nintendo Switch para Android é real e funciona

Há um novo emulador na praça para smartphones. O Egg NS, em desenvolvimento desde 2017 pela suposta equipe norte americana NXTeam, traz compatibilidade em nível bom/perfeito com 81 jogos de Nintendo Switch. Vídeos do emulador vêm sendo publicados mostrando que, de fato, os games funcionam em celulares Android.

Ao que tudo indica, o Egg NS precisa de um chipset Snapdragon 855, 855 Plus, 865 ou 865 Plus para funcionar. Nomes de peso como Pokémon Sword & Shield, Cuphead, Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Link’s Awakening e parecem ser compatíveis.

Para funcionar, o emulador precisa, aparentemente, de um controle físico GameSir X2 USB-C que custa US$ 100 (cerca de R$ 528). A equipe não divulgou uma explicação técnica, até então, sobre a compatibilidade limitada com outros controles.

Este controle tem uma grande semelhança com os Joy Cons do Switch. Canais do YouTube (‘W Mike’ e ‘Taki Udon’, por exemplo) têm mostrado o funcionamento em celulares como um Galaxy S20 Ultra e Realme X50 Pro, ambos com Snapdragon 865.

A controvérsia

O Egg NS é um emulador não oficial e de código fechado. Nos vídeos, é possível notar que os jogos só são abertos quando há conexão com a internet – mesmo que seja desligada durante a jogatina. A taxa de FPS também não é estável.

Em alguns títulos, ela fica próxima dos 30 FPS. Em cenários internos, a taxa tende a ser “funcional”; já em locais externos, como fora de casas e laboratórios (in game), ela tende a cair. É normal, portanto, vê-la chegando aos 8 FPS e os games fechando.

A controvérsia é que o emulador parece violar as licenças de uso de código aberto. Desenvolvedores do Yuzu, emulador de código aberto do Nintendo Switch para computadores, afirmou que o Egg NS usa indevidamente o seu código de emulação de GPU. Eles encontraram no código outras evidências de que eles copiaram seu projeto.

Vale ressaltar que existe um emulador chamado Ryujinx que também teve seus códigos usados indevidamente pelos desenvolvedores do Yuzu.

O site do emulador também traz erros de ortografia (em inglês) e páginas com partes em chinês. Para usar o emulador, também é preciso criar uma conta e fazer login sempre que quiser jogar.

Gledson Azevedo

Um curioso e entusiasta dos videogames, que tenta descobrir segredos ocultos dentro dos jogos, possui um canal no YouTube que mostra alguns segredos descoberto, seu hobbie é fazer traduções dos jogos nos tempos livre.